Páginas

baner

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Wilsão e Zé Maia assinam documento de parceria sobre Ensino Fundamental Menor

O prefeito de Castelo do Piauí, Dr. Zé Maia, assim como os demais prefeitos do Piauí, participou de uma reunião com o Governador Wilson Martins para traçarem parcerias entre o Estado e o Município. A reunião aconteceu no auditório da FIEPI (Federação das Indústrias do Piauí) em Teresina.

Durante a reunião, o prefeito de Castelo do Piauí e o governador, assinaram um documento, onde cerca de 100 alunos do Ensino Fundamental Menor que eram atendidos pelo Estado, agora passarão a ser atendidos pela Prefeitura de Castelo do Piauí.



“Mesmo não sendo proveitoso para nós, tendo em vista o custo per capta por aluno, nós iremos passar a cuidar da educação escolar dos alunos que antes faziam o ensino fundamental menor na rede estadual de ensino (do 3º ao 5º ano), ou seja, esses alunos que antes eram atendidos pelo Estado, agora passarão a ser atendidos pela Prefeitura”, dizia Zé Maia.

A parceria fechada entre o Estado e os Municípios especificamente na área de educação, está sendo muito questionada entre os prefeitos, já que o governador não sinaliza um maior apoio para compensar o custo que cada um desses alunos irá gerar para os cofres dos municípios.

“Para se ter uma idéia, o Governo do Estado do Piauí, irá nos repassar o valor de apenas 0,30c (trinta centavos), para serem gasto com a merenda escolar desses novos alunos. O que na minha opinião, e na opinião de todos os colegas prefeitos, chega a ser até cômico. Ora, como é que vamos alimentar essas crianças e adolescentes pelo preço de 0,30 centavos?.”, dizia Maia.

Outro problema, é com relação ao custo do aluno ao ano, pois segundo a secretária municipal de educação de Castelo do Piauí, Amparo Maia, o município terá que pagar por conta própria até os professores, e isso sem ajuda nenhuma do Estado ou do MEC.

“Em relação ao custo do aluno por ano, que é de R$2.096,68/a.a (Dois mil e noventa e seis reais e sessenta e oito centavos) o Governo do Estado e o MEC (Ministério da Educação), não irão repassar aos municípios, ou seja, todos os custos sairão dos cofres dos municípios, e isso será muito difícil, pois além dos custos com os alunos nós iremos ter que contratar novos professores para acompanhá-los”, explica a Secretaria Municipal de Educação de Castelo do Piauí, Amparo Maia.

O Governo do Estado possivelmente irá repassar ao município, o prédio da U. E. Eulina Campos para que a mesma possa acomodar os novos alunos, tendo em vista, que as escolas da Rede Municipal de Ensino já estão em sua capacidade máxima.

As aulas da Rede Municipal de Ensino iniciarão a partir do dia 04 de fevereiro, prazo esse que a secretária de educação, Amparo Maia tranquiliza que todos os novos alunos e a estrutura adequada para atende-los já esteja pronta para o ano letivo.


Fonte:Maiscastelo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu comentário AQUI