Páginas

baner

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Demanda de ações no Piauí é 5 vezes maior que a de Sergipe


O consultor do CNJ e diretor de Planejamento do Tribunal de Justiça de Sergipe, Erick Andrade, veio ao Piauí para uma série de palestras e cursos para dar celeridade ao julgamento dos processos no Estado. Em entrevista ao Cidadeverde.com o gestor disse que a demanda do Piauí é cinco vezes maior que a de Sergipe.

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

Um das sugestões para solucionar o problema da sobrecarga de processos, segundo o consultor, é instituir, de forma programada, metas a serem cumpridas por um determinado espaço de tempo.

Além da programação prévia, Erick acredita que todos os trabalhos devem ser acompanhados de perto e que as atividades devem ser divulgadas. "Não existe receita de bolo, existe acompanhamento, divulgação e programação. Não adianta fazer gambiarras. O importante é saber qual é a meta, se essa meta foi cumprida ou não e onde estão os erros", destacou.

Mutirões

Apesar de defender atividades programadas, o diretor destacou que a realização de mutirões são necessárias em casas de sobrecarga de processos não-julgados. "Os mutirões resolvem problemas pontuais e são importantes, mas não podem virar rotina. As atividades devem ser pensadas e organizadas previamente".


Erick Andrade ficará no Piauí por 10 dias, a convite da presidente do TJ/PI, desembargadora Eulália Pinheiro. Vendo o número de processos do Estado, o representante do CNJ afirmou que é preciso avaliar os recursos disponibilizados. "Temos que analisar o que é possível fazer com os recursos daqui. Servidores e magistrados devem se mover de acordo com a demanda. A realidade nacional é que a demanda aumentou, mas o orçamento não, então temos que nos virar nos 30", declarou.

Outra sugestão levantada pelo diretor de Planejamento é a implantação da meritocracia. "Esta é uma forma de reconhecimento que usamos desde 2008. O grupo de servidores da unidade que tiver maior desempenho, maior produtividade, recebem uma gratificação. Lá, eles chamam de 14º salário, mas não é entregue a todos, só para os que tiveram maior êxito, dadas as metas", finalizou.

Fonte:  Cidadeverde.com
Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu comentário AQUI