Páginas

baner

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Situação de Emergência decretada pelo prefeito de Castelo devido a ausência de chuvas

Foi decretada ontem (16/05), pelo prefeito de Castelo, Wilmar Melo Cardoso, “situação anormal caracterizada como situação de emergência” em toda extensão territorial rural do município, devido a estiagem e consequentes perdas agrícolas registradas.


Em reunião ocorrida na última sexta-feira (11/05) na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo, onde além desta instituição, também estavam presentes a Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária; Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável; EMATER; representantes de associações de moradores de várias comunidades rurais; agricultores familiares e Comissão Municipal de Defesa Civil, foram avaliadas os percentuais de perdas nas lavouras conforme segue: arroz 96% (noventa e seis por cento), milho 88% (oitenta e oito por cento), feijão 85% (oitenta e cinco por cento) e mandioca 81% (oitenta e um por cento).


As ausência ou irregularidade das chuvas não traz como consequência apenas os altos índices de perdas na agricultura. Atualmente o município está passando por grandes dificuldades de abastecimento de água para o consumo humano e animal em grande parte da zona rural. 


A situação de emergência, definida através do Decreto nº 831/2012, tem validade de 120 dias, podendo ser prorrogada por igual período. 








FONTE: PORTAL CDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu comentário AQUI