Páginas

baner

domingo, 11 de maio de 2014

PIAUÍ ENTRE OS PIORES EM VÁRIOS ÍNDICES: VEJA OS 6 MOTIVOS

O Sindicato das Empresas da Construção Civil do Piauí (Sinduscon) apontou os seis piores problemas do estado e que são determinantes para que a unidade federativa apareça em praticamente todos os índices como a pior do Brasil.
Em entrevista ao 180graus, o presidente André Baía explicou cada um deles e disse que é impossível se ter desenvolvimento sem um mínimo de estrutura. Como alternativa, o sindicato propõe a criação de um 'pacto pela estruturação do Piauí', que envolveria a participação de
políticos e de toda a sociedade.
"Historicamente os países que se desenvolveram foram países que investiram em infraestrutura como prioridade. Os estados Unidos, por exemplo, desenvolveu sua malha ferroviária ainda no final do século 19 e início do século XX e fez isso em 15 anos, mesmo sem energia elétrica. O que se tem no Piauí é algo absurdo que beira o caos total", afirmou André Baía.
O presidente cita que o Brasil tem um problema crônico nesta área de infraestrutura, que se agrava quando se fala em Piauí.
andre.JPG
"Para se ter uma ideia cito o exemplo seguinte: para trazer um insumo da China para Porto de Santos se gasta X valor. Para trazer de Santos para o Piauí se gasta duas vezes este valor".
'PIAUÍ SEM AEROPORTO'
André Baía ressalta que o aeroporto do Piauí é de 1968 e extremamente deficitário, do ponto de vista de estrutura, da quantidade de voos que pode aumentar ou não. "Está muito atrasado", diz.
am.jpg
'PIAUÍ SEM ÁGUA'
"Não temos água em um estado cercado por rios. Você imagina uma cidade como Floriano, a quinta maior do Piauí, o rio Parnaíba passa por dentro dela e quando se vai construir um residencial do Minha Casa Minha Vida é preciso cavar um poço. Isso é um absurdo. Ainda bem que temos um lençol freático que permite cavar poços e encontrar água rápido", argumenta o representante das empresas da construção civil.
am2.jpg
'PIAUÍ SEM ESGOTO'
Conforme apuração do Sinduscon o Piauí é o estado do Brasil com o pior índice de saneamento básico do país. "Dados da Folha de São Paulo mostram que apenas 2,7% das residências do Piauí tem saneamento básico. Outro dado alarmante", reforça André Baía.
am3.jpg
'PIAUÍ SEM FERROVIAS'
"O Piauí não tem quase que nenhuma malha ferroviária e precisa investir nisso urgentemente, tendo em vista ser um estado imenso".
am4.jpg
'PIAUÍ SEM PORTO'
Outro problema sério apontado pelo sindicato é a falta de um Porto. "O Piauí é o único estado do Brasil voltado para o mar que não tem um porto", acrescenta o presidente.
am5.jpg
'PIAUÍ SEM ENERGIA'
E fechando a lista está o problema da falta de energia segundo André Baía. Para ele, é impossível se obter desenvolvimento diante dessa situação. No caso da Eletrobras, o problema é caótico e há anos vem atrapalhando o desenvolvimento do estado", pontua.
am6.jpg
"Tudo isso é ligado ao setor da construção civil e desenvolvimento e entendemos que estamos no momento certo de cobrarmos. Como é um ano de eleição os assuntos do Piauí também são de interesse em Brasília e temos que unir forças, com os políticos e com toda a sociedade para cobrarmos investimentos nestas áreas. É uma vergonha termos cerca de 3 milhões de habitantes e mais de 450 mil beneficiários do Bolsa Família. É o momento de lutarmos por melhorias, mas não com o discurso de coitadinho, mas sim no sentido de que quem investir terá retorno, haja vista que temos um estado pródigo em minério, na agricultura e energia", pondera o presidente do Sinduscon André Baía.



FONTE: 180 GRAUS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu comentário AQUI