Páginas

baner

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Biólogos do Piauí fazem registro raro de golfinhos na região do Delta

Uma equipe de biólogos do projeto Biomade acompanhou durante uma expedição de avistagem no litoral do Piauíum grupo de golfinhos da espécie Sotalia Guianensis, também conhecido como boto cinza. Segundo o biólogo Mário Neto, o registo da espécie feito na praia da Barrinha na Baía do Caju, na região do Delta do Parnaíba, é raro. De acordo com ele, existem poucos registros em vídeo do boto cinza em seu habitat natural.
“Não existem muitos registro do tipo. Tivemos muita sorte de encontramos esse grupo de cerca de oito golfinhos durante nossa expedição. Apesar de muitos pescadores confirmarem a constante presença da espécie na região não há muitos vídeos de registro. Esse foi um grande caso da sorte”, relatou.
O biólogo explica que os botos cinza são naturais de quase todo o litoral brasileiro e costuma ir para a região do Delta do Parnaíba em busca de alimentos.  Segundo ele, a espécie costuma andar sempre em grupo.
“Quando avistamos o grupo, eles estavam se alimentando. Estavam na captura e caça de peixes típicos da região como tainha e pescada. Os pescadores relatam que chegaram a avistar grupos com até 20 golfinhos”, disse.
Ainda de acordo com Mário Neto, o projeto que tem patrocínio da Petrobras desenvolve ações de conservação ambiental na região objetivando identificar a biodiversidade marinha que compõem as paisagens naturais Delta do Parnaíba, deve continuar com o trabalho e registrar novas aparições de animais.

Edição: Jessé Uchôa
fonte: G1PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu comentário AQUI