Páginas

baner

domingo, 23 de junho de 2013

Com 100% de aproveitamento Seleção de Juazeiro do Piauí é campeã da Copa Mangueira 2013

O título de campeão da Copa Mangueira é um dos mais visados e cobiçados pelos times do futebol castelense e região circunvizinha. Baixada x Seleção de Juazeiro do Piauí se enfrentaram na tarde deste sábado (22) buscando a conquista inédita.
Imagem: CDP | André Reis(Imagem:CDP | Anderson Lima)Seleção de Juazeiro
Imagem: CDP | André Reis(Imagem:CDP | Anderson Lima)Baixada, de Castelo do Piauí
Os juazeirenses chegaram à final com 100% de aproveitamento com quatro vitórias em quatro jogos, com um futebol simples e objetivo. Mas com muita eficiência e tendo um coletivo muito forte com alguns destaques individuais como os atletas Andrezinho, o garoto bom de bola Gabriel, o goleiro Flavinho, os meias Dudu e Paulinho Bacola e o atacante Wellington. Já os castelenses com campanha irregular chegaram à final depois de eliminar o arqui rival River Playt e vinha com um coletivo e entrosamento muito forte, mas com alguns desfalques importantes, a espinha dorsal da equipe formada por Dez, Francisco Alberto e Bazé, o primeiro por conta de outro compromisso e os outros dois por causa de suspensão.

O jogo
A partida começou com atmosfera de Copa das Confederações, sem manifestações e protestos, mas com muito barulho por parte dos torcedores que lotaram as dependências do Portelão.

Quem primeiro tentou tomar a iniciativa de jogo foi a seleção juazeirense, bem postada taticamente explorava a velocidade e habilidade dos atacantes Wellington e Gabriel, as ações ofensivas sempre iniciavam com Dudu ou Paulinho Bacola que se revezavam na armação das jogadas. A Baixada jogou boa parte da primeira etapa com postura bem defensiva faltando aproximação dos jogadores do meio campo com o ataque.

O placar foi inaugurado aos 26 minutos com o centro avante Wellington completando para o gol depois de bela jogada do lateral esquerdo Cleber. Com a vantagem no marcador o time juazeirense cresceu mais ainda na partida e passou a ficar mais com a posse de bola, criou varias ações ofensivas, mas o 1 x 0 foi o resultado do primeiro tempo. A Baixada não se apresentava bem e praticamente não ofereceu perigo de gol para o guarda metas Flavinho que era um expectador privilegiado do jogo.

Logo no início do segundo tempo o cartão de visitas de Juazeiro do Piauí foi uma bola no travessão do goleiro Diego. Os baixadenses precisando empatar voltaram com outra postura, o técnico Zilderlândio fez modificações que surtiram efeito adiantando o posicionamento da equipe e o jogo passou a ser a Baixada atacando e desperdiçando boas chances de igualar o resultado.

O time castelense ficava mais com a bola no setor de ataque mas a falta de pontaria e de um jogador que chamasse a responsabilidade fizeram com que o destino da equipe não fosse o desejado pela torcida. A seleção de Juazeiro tentava explorar os contra ataques sem sucesso.

No final do jogo aos 40 e aos 47 a Baixada perdeu praticamente dois gols feitos e a vitória ficou com os juazeirenses que se integraram muito na marcação com muita obediência tática. O Placar da final da Copa Mangueira 2013 foi Seleção de Juazeiro 1 x 0 Baixada.

Ficha técnica do jogo

Seleção de Juazeiro
Flavinho, Tony, Rafael, Raimundinho Galvão, Cleber, Andrezinho, Paulinho Bacola, Dudu, Gabriel e Wellinton.
Técnico: Irismar
Reservas: João Paulo, Tucho, Josimar, Roger e João Victor.

Baixada
Diego, Jair Morrinho, Adonias, Clemilton, Joelson, Cezar Pereira, Neto Pichulla, Marcos Paulo, Didi e Ailton
Técnico: Zilderlândio Matos
Reservas: Filho, Alan, Marquinhos, Fernando, Mael, Dadá e Júnior Cearense.

Arbitragem:
José Alberto de Sousa (árbitro) Manoel Francisco Soares (auxiliar 1) e Gilson Carlos Galdino de Brito (auxiliar 2)

Estádio: Portelão / Público: 494 pagantes / Renda: R$ 1.235,00 (mil duzentos e trinta e cinco reais)



Fonte: portal cdp

Homem é assassinado com 11 tiros de revólver em Castelo do Piauí

Por volta das 21:30h deste sábado (22), dois homens não identificados, mataram Pedro Tiago de Oliveira, conhecido por "Macarrão". O crime ocorreu nas proximidades da linha férrea dentro de uma casa próximo à Cohab.

Imagem: Robson Miguel/André ReisMacarrão e seu comparsa foram recambiados para uma outra delegacia(Imagem:Robson Miguel/André Reis)Pedro Tiago de Oliveira, o "Macarrão"

"Macarrão" foi alvejado com onze disparos de revólveres calibre 32 e 38. Após dispararem os projéteis, os executores de "Macarrão" cortaram sua garganta com uma faca peixeira. A maioria dos tiros foram direcionados à sua face.

A Polícia foi informada do fato e esteve no local fazendo as primeiras averiguações. O corpo de "Macarrão" foi levado para o necrotério do Hospital Municipal Nilo Lima, onde aconteceu a necrópsia.

As autoridades policiais estão deduzindo que foi por vingança, que "Macarrão" teve sua vida ceifada na noite deste sábado. Ele e outros elementos assassinaram o cigano conhecido pela alcunha de "Cabeludo". Esse crime gerou muita revolta entre os ciganos que residiam em Castelo do Piauí, à época. (Veja matéria relacionada)

A diligência realizada pelo Delegado Igor Gadelha, Sd Elias Junior, J. Ribamar e Laurindo, que repassaram todas as informações inerentes ao fato para Capitão Reginaldo, comandante da 2ª Cia do 15º BPM, sediado em São Miguel do Tapuio.

Foi determinado aos militares que façam trabalho investigativo, no sentido de elucidar o crime e prender os matadores de "Macarrão".



Fonte: Camelo No Rádio

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Em Teresina, Richard Rasmussen anuncia série de reportagens no PI

Além de biólogo, Richard Rasmussen é economista, mas a primeira profissão foi abandonada pela paixão pela natureza. Em Teresina, durante entrevista no Jornal do Piauí desta quinta-feira (20), o apresentador do SBT anunciou que vai voltar ao Piauí no segundo semestre com novidades.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“Participei de reunião com a Secretaria de Turismo. O objetivo é ajustar uma série de reportagens que serão produzidas aqui no Estado. Aqui, tem muita coisa boa para mostrar. Já estive aqui, em São Raimundo Nonato. Agora, vamos revelar muito mais coisas do Piauí para todo o Brasil”, explica.

Richard Rasmussen comanda o programa Aventura Selvagem, transmitido pelo SBT todos os sábados, às 18h30, e com reprise aos domingos, às 8h. A TV Cidade Verde leva a atração para todo o Piauí. 


“Também observei o artesanato local para um trabalho paralelo que tenho. Mas é um privilégio realizar o trabalho que faço. A partir do momento em que você conhece melhor a natureza, se perde o medo. Os bichos só atacam quando são provocados”, esclarece o biólogo.

Questionado se alguma vez foi atacado por animais, o apresentador mostrou uma cicatriz no nariz, causa de ferimento de um iguana que o mordeu. Mas ele revelou que foi uma eventualidade a que todos em contatos com animais estão sujeitos.


“Nosso ideal é trazer novidades e mostrar respeito pela natureza e pelos animais. Os principais telespectadores são as crianças. Com elas sempre vem a família toda. Mas as crianças tem uma relação diferente com os bichos. É muito divertido”, revelou.


Manifestação reúne cerca 15 mil pessoas pelas ruas de Teresina

Uma manifestação realizada em Teresina nesta quinta-feira (20) levou milhares de pessoas às principais avenidas de Teresina. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 15 mil pessoas participaram do movimento que segue o exemplo dos atos públicos realizados em várias capitais do Brasil.
A concentração começou por volta das 16h na Avenida Frei Serafim. De lá os manifestantes seguiram em direção ao Palácio de Karnak, casa oficial do Governo do Estado e ainda Palácio da Cidade, sede do governo municipal.
Manifestantes em frente ao Palácio de Karnak, casa oficial do Governo do Estado  (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Manifestantes em frente ao Palácio de Karnak, casa oficial do Governo do Estado (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
Durante a manifestação um ônibus da empresa Barroso teve os vidros quebrados quando passava pela Avenida Maranhão, Centro da capital. Foi necessária a intervenção da Polícia Militar para evitar um tumulto maior. Na mesma avenida os manifestantes queimaram cartazes e bandeiras em frente ao Shopping da Cidade e picharam um muro.
Na capital, os manifestantes reivindicaram contra os gastos com a Copa do Mundo, corrupção, PEC 37, que limita o poder investigativo do Ministério Público, problemas na saúde e educação pública além das condições do transporte público municipal.
No ato estavam representantes várias organizações sociais. Representantes do Ministério Público, do sindicato dos bancários, da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB) no Piauí, professores e populares.
De acordo com o promotor Marcos Pontes, o Ministério Público esteve no ato para reivindicar contra a PEC 37, que limita o poder investigativo do órgão e para apoiar o povo. “Esse é um movimento democrático onde o povo luta pelos seus direitos. Saúde e educação pública de qualidade. O Ministério Público está aqui para juntar-se ao povo”, disse.
Um pequeno tumulto se formou quando alguns manifestantes levantaram uma bandeira do PSTU (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Um pequeno tumulto se formou quando manifestantes levantaram bandeira do PSTU (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
Os bancários participaram da manifestação exibindo uma faixa preta em sinal de luto pela falta de segurança nas agências bancárias. As reivindicações na capital piauiense são diversas, mas o movimento unifica o grito pelo não partidarismo. Um grupo que levantou a bandeira do PSTU foi vaiado e chegou a ser agredido por alguns manifestantes.
Seguindo com o protesto, os manifestantes foram em direção à Prefeitura de Teresina, onde a segurança foi reforçada. Com medo de possíveis saques, os lojistas do Centro fecharam as portas momentos antes da manifestação.
Um grupo de manifestantes quebraram um ônibus da empresa Barroso que passava pela Avenida Maranhão, nas proximidades do Shopping da Cidade. (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Manifestantes quebraram ônibus da empresa Barroso que passava pela Av. Maranhão. (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
“O Brasil está mesmo atrasado e precisamos reivindicar. Os pais precisam apoiar os filhos”, disse a fazendária Suely Fortes, que participou do ato no Impeachment do ex-presidente Fernando Collor em setembro de 1992.
Um grupo de professores que estava no local enfatizou a precariedade da educação pública no país. “A aula hoje é na rua. O povo acordou e está exigindo melhores condições de vida. Mais educação e saúde. Esse é um país rico com um povo pobre e agora a população exige ter poder sobre como essas riquezas serão gastas”, declarou.
Do Centro, os manifestantes voltaram para a Avenida Frei Serafim e foram até a Assembleia Legislativa do Piauí. O movimento retornou à Ponte Juscelino Kubitschek e de lá um grupo seguiu até a Avenida Raul Lopes.
Por volta das 19h um ônibus que fazia a linha Bela Vista/Poti Velho foi parado pelos manifestantes próximo ao Shopping Riverside. Mesmo após o motorista do veículo tentar negociar, o ônibus acabou sendo apredrejado e uma senhora passou mal e foi socorrida pelo Samu.
Três pessoas suspeitas de apedrejar o ônibus da empresa Transcol foram presas e encaminhadas para a Central de Flagrantes.

Fonte: G1/PI

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Jornal espanhol se assusta com o quanto Dilma gasta dinheiro do brasileiro

Enquanto militantes ideologizados abdicavam de sua capacidade de discernir que um político torrar dinheiro do brasileiro à toa é algo errado na última semana, o jornal espanhol ABC escandalizou-se com a forma como a presidente Dilma Rouseff esbanjava dinheiro do trabalhador em Roma.
É curioso como a luxíria de Dilma foi comentada quase como notas de rodapé na imprensa brasileira, restando a cobrança a poucos veículos independentes, como Ucho.Info, que fez as contas dos gastos da presidente do país.
Todavia, o quanto Dilma torrou dinheiro do brasileiro chamou atenção mesmo da imprensa espanhola, acostumada com as malversações do rei Juan Carlos,

Famosos vão às ruas e participam da onda de protestos no país

Bruno Gagliasso, Fernanda Paes Leme e Thaila Ayala são algumas das celebridades que aderiram ao movimento.

Depois de protestarem na internet, chegou a vez das celebridades irem para as ruas. Fernanda Paes Leme, Bruno Gagliasso, Maria Gadú, Thaila Ayala., Sérgio Marone, Leoni e Leandro Léo foram alguns dos famosos que postaram, nas redes sociais, registros das manifestações que estão acontecendo na tarde desta segunda-feira, 17, em todo o país, contra o aumento das tarifas nos transportes públicos. Entre as cidades que aderiram aos protestos estão Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Já na noite do domingo, 16, vários famosos se mobilizaram nas redes sociais em ação que clama por mudanças no Brasil usando as hashtags “muda Brasil” e “dói em todos nós”. Carmo Dalla Vecchia, Fernanda Rodrigues, Thaila Ayala, Mayana Neiva, Miguel Rômulo, entre outros, postaram no Instagram fotos suas em que aparecem com o olho roxo - em referência à repórter Giuliana Vallone, do jornal “Folha de São Paulo”, que foi atingida por bala de borracha durante manifestação em São Paulo. As imagens fazem parte do protesto fotográfico "Dói em Todos Nós",  do fotógrafo Yuri Sardenberg.

Bruno Gagliasso
 (Rio) - "Começou! #vemprarua #protesterj"Fernanda Paes Leme
 (SP) - "Chegando no Largo da Batata c/ @alepaesleme #mudabrasil #VemPraRua"
Thaila Ayala (Rio) - Tamo chegando! #mudabrasil #ocupabrasil #doiemtodosnos #democraciabrasil
Sérgio Marone (SP) - A caminho da manifestacao!! Eu tbem vou! #mudabrasil #ogiganteacordou #corrupcao #passelivre #largodabatata
Maria Gadú (Rio)  - Rua!!! #mudabrasil @mariagadu @leandroleo_ @bolinho_22 rebecabrack gabigabriela @NeusaGadú
Leoni (Rio) - Concentração na Praça XV
Ex-BBB Marcelo Arantes (SP): A caminho do 4º dia de protesto em SP. Vou encontrar quem?
Thaila Ayala (Foto: Instagram / Reprodução)Thaila Ayala posta foto em protesto, no Rio (Foto: Instagram / Reprodução)
Fernanda Paes Leme (Foto: Instagram / Reprodução)Fernanda Paes Leme no Largo da Batata, em São Paulo (Foto: Instagram / Reprodução)
Maria Gadú (Foto: Instagram / Reprodução)Maria Gadú e Leandro Léo, no Rio (Foto: Instagram / Reprodução)
Leoni (Foto: Facebook / Reprodução)O cantor Leoni, na Praça XV, na concentração para o protesto no Rio (Foto: Facebook / Reprodução)
Sérgio Marone (Foto: Instagram / Reprodução)Sérgio Marone posta foto no Largo da Batata, em São Paulo (Foto: Instagram / Reprodução)

quinta-feira, 13 de junho de 2013

PREFEITURA DE MILTON BRANDÃO SE PREPARA PARA IMPLANTAR A LEI GERAL

Dia do Empreendedorismo em Milton Brandão(Imagem:Empreendedorismo)
Imagem: Empreendedorismo
         A Prefeitura Municipal de Milton Brandão está trabalhando para implantar a Lei Geral no município. A Prefeita Mara Resende, já se reuniu com os vereadores da bancada de situação, para apresentar o Projeto de Lei, que deverá entrar na pauta da próxima sessão de quarta feira (19), para ser apreciado e votado. 
    Com a aprovação da Lei Geral, inicia-se um novo relacionamento de incentivo da Prefeitura Municipal de Milton Brandão, com os micros, pequenos empreendedores e os empreendedores individuais, cujo objetivo de leva-los para formalidade com o registro de suas empresas, onde os encargos sociais são mínimos e as vantagens são muitas, onde além do proprietário poder ter toda assistência na hora de adoecer ou ter todas as garantias quando for se aposentar,

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Governo bloqueia 7.200 cartões do Bolsa Família; Até vereador recebia

O Secretário Estadual de Assistência Social, Francisco Guedes, esclareceu em entrevista ao vivo ao Jornal do Piauí, o bloqueio de 7.264 cartões do Bolsa Família. Segundo Guedes, esses beneficiários não preenchiam mais os critérios estabelecidos pelo Governo Federal para a concessão do benefício.  

“Essas pessoas não preenchiam mais os critérios para receber o Bolsa Família. A SASC faz o cruzamento periódico de dados dos beneficiários com diversos órgãos como Receita Federal, Junta Comercial, Ministério do Trabalho Emprego, etc. As pessoas que tiveram seus cartões suspensos são cidadãos que se aposentaram, arrumaram emprego formal, assumiram mandatos eletivos, adquiriram veículos automotivos, montaram pequenos comércios, entre outros exemplos. Nesses casos os benefícios foram  excluídos e agora vão favorecer outras pessoas que não recebiam e se enquadram nos critérios”, explicou Guedes.  

Guedes explica ainda que nas capacitações periódicas feitas para os gestores da assistência social, são detectados muitos casos de pessoas que devolvem os cartões de forma voluntária. E que no caso de recebimento irregular, a punição é o bloqueio do beneficio. 

Centro Educacional Masculino (CEM)

Francisco Guedes também rebateu as críticas feitas pelo juiz da Vara da Infância e Juventude, Antônio Lopes, que afirmou que o CEM é um local apenas para a “engorda” dos adolescentes infratores e que não os prepara para a ressocialização. “Os adolescentes são tratados como gado confinado. Apenas comem, dormem e fazem rebeliões”, disse o Juiz. 

O secretário da SASC, disse que o promotor está desinformado e que precisa voltar ao CEM, após o seu período de férias. “Lá os internos tem reforço escolar, participam de cursos como panificação, praticam esportes. Temos também um convênio com o Pronatec, Senac e IFPI (Instituto Federal do Piauí)”. 

Guedes conta ainda que em visita recente de membros do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.) ao Piauí, os Centros receberam elogios, principalmente, em relação ao cursos ministrados aos adolescentes. E que a mesma comissão teria detectado problemas do judiciário, como a dificuldade de relacionamento entre o juiz e a promotora, casos de adolescentes  com prazo vencido para julgamento e sem audiência marcada. “Ainda este mês estaremos reunidos com a Desembargadora Eulália em busca de soluções para melhorar o serviço, pois mesmo com os elogios, sabemos que existem falhas que precisam ser corrigidas”, encerrou o gestor estadual.  



terça-feira, 4 de junho de 2013

Samu Aéreo faz 1º atendimento para socorrer jovem de 19 anos

A jovem Karla Patrícia Santos Castro, 19 anos, que sofreu um acidente de motocicleta em Corrente (a 900 km de Teresina) será a primeira paciente a utilizar o atendimento do Samu Aéreo. A aeronave decolou por volta das 12h30 do aeroporto Petrônio Portella na capital rumo ao extremo sul do Estado para fazer a transferência da paciente. 

Sesapi/Divulgação
Aeronave do Samu chega a  Corrente para transferir paciente 

De acordo com a diretora do Hospital Regional de Corrente, Samara Sá, o estado de Karla Patrícia é grave e o hospital já estava tentando sua transferência por terra, quando recebeu o ofício por e-mail informando que o Samu Aéreo já estava funcionando. 

“Foi uma coincidência, nós já estávamos tentando uma transferência por terra, mas não há uma ambulância com suporte avançado aqui, chegou o ofício com os procedimentos de uso da aeronave. Imediatamente a médica plantonista entrou em contato com a central de regulação que autorizou a vinda do Samu Aéreo. Antes das 16 horas, ela estará em Teresina, se fosse de carro, só chegaria de madrugada”, destacou a diretora. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

A paciente sofreu um traumatismo crânio-encefálico, está inconsciente e com escoriações por todo o corpo, mas está estabilizada e entubada, que são exigências para que o transporte seja feito. 

No transporte, a família da jovem não poderá acompanhar, já que o espaço da aeronave é para o piloto, um médico, um enfermeiro e o paciente.   

O acidente ocorreu por volta das 10 horas, na Rua do Alto Fogoso. Há informações de que a jovem estava com o capacete sem afivelar, já que ela possui uma lesão no maxilar e o capacete sacou no momento da colisão com o carro. Apenas Karla ficou ferida no acidente. 

O avião

O avião, tipo Seneca, é equipado com desfibrilador automático, oxímetro de pulso, Ked para imobilização da coluna cervical, talas de imobilização, colares cervicais, pranchas com imobilizadores laterais, além de cardioversor, ventilador mecânico com monitor cardíaco, bomba de infusão, Sonar (para detecção dos batimentos cardio fetais) e incubadora de transporte.


Pacientes com traumatismo crânio encefálico, trauma abdominal, torácico, raquimedular ou acometidos com infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral ou em uso de respiração mecânica, além de bebês prematuros e gestantes de alto risco, se enquadram no atendimento do Samu Aéreo.


ENCONTRADO CORPO DE HOMEM NO RIO POTI

Hoje, 04 de Junho de 2013, por volta das 13:00 foi encontrado um corpo  no Rio Poty já em avançado estado de decomposição. O corpo já estava boiando  próximo a ponte que liga  Juazeiro do Piauí a Castelo. Segundo informações o corpo foi encontrado pelo o Sr. Luiz João. O corpo foi identificado por populares como sendo de Clemiltom Alves de Sousa, conhecido como (Milton do sansão). Ele é filho de Socorro e Sansão. Ele era residente  na localidade Pedreira município de Castelo do Piauí. O corpo ainda esta no local esperando o resgate,  ainda segundo informações de populares, Milton tinha 34 anos de idade e estava desaparecido desde domingo. Ele deixou mulher e 3 (três)filhos, sendo 2 meninas e um menino e todos moram em São Paulo. A filha mais velha tem 17 anos, a outra tem 14 anos e o menino tem 12 anos.
  
EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES

EDIÇÃO: JESSÉ UCHÔA

domingo, 2 de junho de 2013

UFPI oferece 2.424 vagas para o segundo período de 2013 pelo Sisu

As vagas estão distribuídas em 54 cursos nos cinco campi da instituição.
Cronograma de inscrição e matrícula ainda será divulgado pelo MEC.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está oferecendo 2.424 vagas para o segundo semestre de 2013. A seleção dos estudantes para os cursos na modalidade presencial será feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas estão distribuídas em 54 cursos nos cinco campi da instituição.
A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas por meio do Sisu será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2012. O cronograma de inscrição, seleção e matrícula dos candidatos será divulgado em Edital da Secretaria de Educação Superior do MEC, a ser publicado no Diário Oficial da União.
Para o Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina, há vagas para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Comunicação Social, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina, Nutrição entre outros.
Já para o Campus Universitário de Parnaíba há vagas para os cursos de Psicologia, Fisioterapia, Engenharia de Pesca, Matemática, Turismo, Biomedicina, Enfermagem e Administração.
O Campus de Picos, ao Sul do estado, oferece os cursos de Enfermagem, História, Matemática, Nutrição, Sistema de Informação e outros. A lista completa com os cursos e quantidade de cagas ofertadas em cada campi pode ser conferida no Termo de Adesão UFPI/Sisu.
Fonte: G1/PI