Páginas

baner

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Campanha de Preservação do Nosso Lençol Freático

OS ALUNOS DA TUrMA DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI, CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA – CEAD. POLO DE CASTELO DO PIAUÍ. Vem através deste meio de comunicação divulgar uma campanha de conscientização, sobre os problemas hídricos da região de Juazeiro do Piauí.  


A água subterrânea sempre foi vista como uma fonte inesgotável de abastecimento. Com o desenvolvimento das modernas técnicas de prospecção, perfuração e extração, essa atitude não pode mais continuar. Embora seja um recurso renovável, poucos aquíferos podem suportar enormes e indefinidas taxas de extração, na maior parte do mundo. Para assegurar suprimentos de água subterrânea para as gerações futuras, a filosofia do desenvolvimento sustentável preconiza que a extração de água de um aquífero nunca deve exceder sua recarga.
No meu município, Juazeiro do Piauí, vem acontecendo que a população vem adquirindo mais e mais a poços subterrâneos, e além de tudo, muito próximos uns dos outros.
Não se dando conta do problema ambiental que estão provocando, enfraquecendo o lençol freático da região, pois se um poço gera um raio de influência sobre o nível de água do aquífero, portanto, se dois poços estiverem muito próximos um do outro, implicará num rebaixamento maior deste nível.  A super exploração pode provocar a indução de água contaminada causada pelo deslocamento da pluma de poluição para locais do aquífero e subsidência de solos, ou seja, afundamento do solo causado pela perda de suporte subjacente, provocando uma compactação diferenciada do terreno que leva ao colapso das construções. O uso excessivo das águas subterrâneas podem ocasionar sérios riscos ao meio ambiente uma vez poluída a água do subterrâneo, o restabelecimento chega demorar milhares de anos.
         Para que isso não aconteça, a população tem que se conscientizar, para que não ocorra uma super exploração, porque um poço subterrâneo nem sempre é a solução.
Umas das medidas mais adequadas é a utilização de cisternas para a capitação da água da chuva, isso já é adotado em nossa região, mas o projeto vem sendo aplicado nos interiores, aonde a seca vem se alastrando mais ainda. Também outra medida é aumento dos açudes, assim no período das chuvas aumenta mais o acumulo de água superficial, e ao mesmo tempo fortalece e preserva o lençol freático.


componentes do grupo:

Antônia VERÔNICA Pereira Vieira
Antônio Kleber Pereira Uchôa
Diego Oliveira Ferreira de Araújo
Jessé Vieira Uchôa
edição: j.uchôa 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu comentário AQUI