Páginas

baner

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

DEPUTADO E VEREADORES VÃO A SECRETARIA DE SEGURANÇA PEDIR REFORÇO POLICIAL PARA LAGOA ALEGRE (PI)



Tendo em vista os últimos casos de assaltos que tem ocorrido no município de Lagoa Alegre (PI) e inclusive a prisão dos dois policiais daquela cidade, os vereadores Dedé Mota, José Milton Junior, Rildo Odorico, José de Deus, Bebeto e o ex-vereador e candidato a prefeito Laelcio Nunes foram até a Secretaria Estadual de Segurança acompanhados do deputado estadual Antônio Félix (PSD) pedir providências para tentar ao menos amenizar a situação, que segundo os parlamentares está insuportável.

Nos ofícios eles requisitaram, alem do aumento no contingente policial, uma reforma do GPM e uma nova viatura para o local. O Secretário Roberth Rios disse que não havia

PROMOTOR AFIRMA TER INDÍCIOS DE QUE ALGUÉM DA LUSA RECEBEU DINHEIRO PARA ESCALAR HÉVERTON



O promotor Roberto Senise Lisboa (foto), que investiga o "caso Héverton", afirmou na noite de domingo ter "indícios fortes" de que alguém da Portuguesa recebeu dinheiro para que o jogador fosse escalado contra o Grêmio.

- Há indícios de que alguém no clube recebeu vantagem e acabou prejudicando a Portuguesa. O que é certo é que o técnico Guto Ferreira não sabia da situação do jogador. Ao que tudo indica, houve problema no meio do caminho, na comunicação do clube - afirmou o promotor em entrevista para a "Rádio Bandeirantes".

- A questão é quem ganhou dinheiro com isso, e alguns indícios apontam para isso. A máfia no futebol não esta restrita apenas ao apito - disse Senise Lisboa, em referência

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

CLIENTE USA AS REDES SOCIAIS PARA DENUCIAR DESCASO DA ELETROBRÁS EM JUAZEIRO DO PIAUÍ.

Iran Leite Dias usa o seu perfil no facebook para denunciar o descaso da Eletrobrás para com os clientes da Rua Nelin Andrade que estão sem o fornecimento de energia elétrica desde quarta feira (22/01/2014). Quando um carro da Prefeitura derrubou um poste.

Foto: Iran Dias Leite
 Segundo o motorista que dirigia o veiculo na hora do acidente, O fio estava

IFPI SELECIONA SUPERVISOR E APOIO ADMINISTRATIVO E ACADEMICO DE UNIDADES REMOTAS – VAGAS PARA BURITI E JUAZEIRO

Começaram nesta sexta-feira, 24, as inscrições para seleção de Supervisores e Apoio acadêmico e administrativo das Unidades Remotas do Instituto Federal do Piauí. Os selecionados irão atuar na execução dos cursos vinculados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em 37 municípios piauienses.


As inscrições serão feitas até 31 de janeiro, mediante envio dos documentos

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Livro defende tese de que Hitler foi enterrado em cidade de Mato Grosso

 Foto obtida pela pesquisadora mostra o senhor Adolf Leipzig com a companheira em Livramento no ano de 1982, quando Hitler teria 93 anos de idade. (Foto: Simoni Guerreiro Dias / Arquivo Pessoal)
O ditador Adolf Hitler, marcado na história pela execução de milhões de judeus no século passado, pode ter escapado da invasão soviética a Berlim em 1945 e forjado o próprio suicídio a fim de fugir para a América do Sul, onde teria vivido e morrido com cerca de 95 anos na pequena cidade de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá. Pelo menos é o que defende o livro “Hitler no Brasil – Sua Vida e Sua Morte”, dissertação de mestrado em jornalismo de Simoni Renée Guerreiro Dias, que subverte a versão conhecida dos últimos dias do nazista. A pesquisadora deve realizar um exame de DNA em Israel com um suposto descendente do nazista.
A pesquisadora Simoni Renée Guerreiro Dias defende que Hitler tinha interesses em Mato Grosso. (Foto: Renê Dióz/G1)Autora do livro defende que Hitler tinha interesses
em Mato Grosso. (Foto: Renê Dióz/G1)
A própria mestranda Simoni Dias, judia e residente em Cuiabá, conta que demorou dois anos para acreditar nos primeiros relatos que ouviu sobre a suposta passagem do Führer em território mato-grossense. “Eu zombava, dava risada, dizia que era blefe”, relata. Hoje, porém, ela se diz convicta e afirma que o austríaco não teria vindo parar em Mato Grosso por acaso.
O livro
Graduada em Educação Artística, Simoni começou a pesquisar os últimos anos de Hitler após ouvir boatos de que ele, assim como outros nazistas de primeiro escalão, teria perambulado pela América do Sul após a guerra que derrubou o Reich na Europa. Em "Hitler no Brasil", a autora registrou a parte inicial da pesquisa e ligou as versões de passagem pela América do Sul a outra história, a de que o Vaticano teria oferecido ao ditador derrotado o direito de posse e o mapa para localização de um tesouro jesuíta escondido desde o século XVIII em uma caverna em Nobres, cidade turística a 151 km de Cuiabá.
  •  
Pesquisa contou com abertura do túmulo em Livramento. (Foto: Simoni Guerreiro Dias / Arquivo Pessoal)Pesquisa contou com abertura do túmulo em Livramento. O local é indicado apenas por um toco de madeira. (Foto: Simoni Guerreiro Dias / Arquivo Pessoal)
Hitler, portanto, teria escapado da invasão soviética e, com ajuda de Roma, viajou para Argentina, para o Paraguai, para o Rio Grande do Sul e, finalmente, para Mato Grosso, instalando-se numa cidade que hoje com pouco mais de 11 mil habitantes.
Na região, teria buscado sem sucesso o tal tesouro prometido pela igreja e morreu na década de 80, tendo sido enterrado com outro nome.
Fotos mostram Hitler 'ensaiando' discursos na prisão em 1925 (Foto: Heinrich Hoffmann/Keystone Features/Getty Images)Hitler na prisão em 1925. (Foto: Heinrich Hoffmann/
Keystone Features/Getty Images)
'Alemão velho'
No livro, Simoni diz que se intrigou pela existência de um idoso estrangeiro na cidade deNossa Senhora do Livramento, na década de 80, que utilizava como sobrenome a cidade onde o compositor Bach, admirado pelo líder nazista, foi enterrado. Adolf Leipzig, conhecido pela vizinhança por “Alemão Velho”, seria o próprio Führer disfarçado e virou objeto de pesquisa de Simoni, que recolheu objetos, restos mortais e relatos sobre ele.
A pesquisadora obteve uma fotografia de 1982 de Adolf Leipzig com sua companheira "Cutinga" e quase se convenceu por supostas semelhanças fisionômicas com Hitler. Ela conta que manipulou a foto, adicionando um bigode no rosto do sujeito, e a imagem alterada lhe teria convencido por completo. Já a relação com uma mulher fora dos padrões da chamada "raça ariana" seria mais um elemento de disfarce, supõe.
Pesquisadora obteve roupas e material genético. (Foto: Simoni Guerreiro Dias / Arquivo Pessoal)Pesquisadora obteve roupas e material genético.
(Foto: Simoni Guerreiro Dias / Arquivo Pessoal)
Evidências
Outra suposta evidência considerada pela pesquisadora é o registro de uma internação para cirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá no dia 29 de novembro de 1979. O registro, porém, é para um paciente chamado Adolfo Sopping, então com 81 anos de idade e natural do estado do Rio Grande do Sul. Em fevereiro do ano seguinte a Santa Casa registrou a entrada de Adolfo Lepping, de 82 anos e de mesma naturalidade. Simoni defende que trata-se da mesma pessoa.
Para daí afirmar que se tratava de Hitler, a pesquisadora relata uma outra suposta evidência: segundo uma fonte não identificada no livro, uma freira polonesa do hospital teria reconhecido a figura de Hitler.
"Aqui esse homem não entra! Ele é sanguinário! Matou muita gente! Tire-o daqui, por favor!", teria exclamado a religiosa. Um padre a teria repreendido afirmando que aquele doente deveria ser atendido por ordens do próprio Vaticano.
A publicação de Simoni traz ainda evidências de outras supostas relações de Hitler com grupos de europeus que se fixaram em Mato Grosso, como suíços, e explora a peculiaridade da arma e de vestimentas que pertenceriam ao tal Adolf Leipzig, cujos restos mortais foram retirados do cemitério em Livramento para a pesquisa de Simoni.
Ela pretende submeter parte dos restos mortais, como cabelo e fragmentos de ossos, a exames genéticos com base em material colhido de um suposto descendente de Hitler localizado, segundo Simoni, em Israel. Ela deve viajar para o país ainda este ano para realizar o exame de DNA e depois seguir para a Alemanha a fim de concluir o projeto de mestrado.
Professor da UFMT critica critérios da pesquisa em Mato Grosso. (Foto: Cândido Moreira Rodrigues / Arquivo Pessoal)Professor da UFMT critica critérios da pesquisa.
(Foto: Cândido Moreira Rodrigues/Arquivo Pessoal)
Crítica
Apesar de se tratar de um trabalho acadêmico, o professor Moreira Rodrigues, da UFMT, afirma que não há qualquer evidência de que Hitler tenha sobrevivido à invasão soviética aBerlim e deixado o território alemão após a derrota dos nazistas. Ele também apontou falta de rigor científico e não enxergou os devidos critérios de apuração historiográfica na apuração de Simoni.
"Não é novidade o fato de que muitos que se dizem historiadores venham a levantar hipóteses as mais diversas sobre as possíveis estadias de Hitler na América do Sul e a sua consequente morte num dos países desta região do mundo", lembra o historiador, referindo-se a outras suposições já divulgadas sobre passagens de Hitler no Cone Sul.
Segundo ele, a historiografia é farta de evidências de que Hitler e sua companheira Eva Braun se suicidaram no bunker onde tentavam resistir aos ataques soviéticos. Subordinados, os próprios nazistas podem ter sido responsáveis pela incineração do corpo do líder antes que os soviéticos o capturassem. Segundo Rodrigues, esta é uma das únicas lacunas que ainda restam nesta história.

Fonte: G1.com

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

EMPRESÁRIO SOFRE ACIDENTE NA PI-115 AO TENTAR DESVIAR BURACOS ENTRE JUAZEIRO E CAMPO MAIOR

O empresário do ramo de peixes identificado como Filho Visgueira capotou o seu veiculo, uma Strada de cor azul no momento que tentava desviar dos buracos existentes na PI-115 que liga Campo Maior a cidade de Juazeiro do Piauí. O acidente ocorreu por volta das 13h30 desta quarta-feira (22).

O condutor do carro contou  que seguia em sentido a Juazeiro do Piauí com seu filho, Emídio Neto quando nas proximidades da comunidade Café do Vento um dos pneus do veículo estourou ao cair dentro de um buraco. Ele ainda tentou controlar, mas não conseguiu. Ele e seu filho tiveram apenas ferimentos leves.
A menos de 15 dias o governador Wilson Martins (PSB) esteve em Sigefredo Pacheco e recomendou ao Diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Severo Eulálio que inicie o mais rápido possível a recuperação da PI. O Deputado Antônio Félix (PSD), representante da região, apresentou um requerimento ainda no ano passado pedindo a restauração da via, mas até o momento nada começou.




Advogado quer prisão de comerciantes que vender bebidas pra menores em Campo Maior

Advogado quer prisão de comerciantes que vender bebidas pra menores em Campo Maior
O advogado Ribamar Coelho requer das autoridades competentes o cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) que proíbe a venda de bebidas para menores de idade e os comércios do município desrespeitam.
“Estou há mais de 20 anos advogando e nunca vi ninguém preso por vender bebida pra menores em Campo Maior”, comentou. Ele já encaminhou ofício para o Ministério Público pedindo que juntamente com a polícia local façam uma fiscalização quanto ao cumprimento do artigo 243 do ECA, que trata da referida proibição.  Alem disso, o Ribamar Coelho fará ainda a comunicação a OAB/secção Campo Maior e ao Comandante da Polícia Militar do município.
Para o jurista, inúmeras são as consequências que advém da ingestão exagerada de bebida alcoólica, principalmente por menor, como crimes, desajuste familiar, assim como também acidentes de trânsito.
De acordo com a lei, o comerciante que vender bebida alcoólica para criança ou adolescente poderá pegar de 02 a 04 anos detenção. “Do meu ponto de vista a prefeitura deve cassar o alvará do comércio que desrespeitar a lei e lacrar o estabelecimento”, pontuou. Na opinião dele, existe uma ausência do poder público por não proporcionar esporte, lazer e cultura a população. “Na realidade nossa juventude não reclama por bebidas e sim por esporte, teatro, cinema e estudo”, opina.
Ele pontua ainda que as famílias não estão fazendo sua parte. “É comum, infelizmente, pai achar bonito porque o filho menor bebe”, frisou afirmando que não só as autoridades sejam chamadas atenção, mas também os pais que precisam acompanhar mais de perto a vida do filho cotidianamente, porque “se o pai não dá atenção ao filho, o mundo dá”, sugeriu.
O advogado concluiu dizendo que acredita no apoio dos comerciantes. “O comerciante será nosso principal aliado, pois eles também são pais e/ou avós e não vão querer que outro comerciante venda bebida para seus filhos ou netos menores de idade”, finalizou.

--
Att,
Weslley Paz

Coordenador de Turismo de Castelo denuncia apedrejamento de turistas na Cachoeira das Arraias



O Coordenador Municipal de Turismo de Castelo do Piauí, Robson Lima, publicou um desabafo em seu perfil no Facebook em que narra um incidente ocorrido no último dia 10 de janeiro, na Cachoeira das Arraias, atrativo turístico do município. 

De acordo com o coordenador, durante a visita de um grupo de turistas formado por três pessoas vindas do Distrito Federal para conhecer as belezas de Castelo, um fato inusitado e inédito ocorreu. Um grupo de cinco vândalos começou a jogar pedras e ofender os visitantes, que

Castelo, Juazeiro e Buriti dos Montes fazem parceria com IFPI e criam vagas para cursos

As prefeituras de Castelo do Piauí, Buriti dos Montes, Juazeiro do Piauí e outros 54 municípios piauienses assinaram na manhã de segunda-feira (20), termos de cooperação técnica, em que firmam uma parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e cria quase oito mil vagas para cursos de formação continuada (FIC). O encontro objetivava formalização de parceria para oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Emprego e ao Ensino Técnico (Pronatec).

O evento aconteceu no auditório Maestrina Clóris de Oliveira, do Campus Teresina Central, e contou com a presença de vários prefeitos, representantes municipais, além de técnicos do IFPI. Segundo o coordenador geral do Pronatec na instituição, Renato

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Familiares procuram jovem desaparecida em estrada de Castelo do Piauí

Antonia Yara Alves (17 anos)
No início da noite de ontem, 14/01, o senhor Francisco Correa e Leiliane Pereira Correa estiveram na Delegacia de Polícia de Castelo do Piauí, para registrar o desaparecimento da jovem, Antonia Yara Alves (17 anos). A jovem estava sendo levada por Francisco Correa (seu tio) de Castelo do Piauí para Santa Cruz dos Milagres, quando a moto que levava os dois furou o pneu e a jovem decidiu seguir viagem caminhando enquanto Francisco Correa procurava um local para fazer o reparo no pneu. 
Chegando nas proximidades da localidade Barra, região localizada na zona rural de Castelo do Piauí, o tio fez o reparo na moto e retornou para a estrada para o encontro da jovem, e segundo o mesmo, não mais encontrou a jovem.
“Quando a moto furou o pneu, ela me disse que ‘ia’ continuar

sábado, 4 de janeiro de 2014

Trabalhador rural de Juazeiro do Piauí tenta matar a esposa com uma faca por ciúmes

O trabalhador rural Josinvan Marques da Silva, de 38 anos, foi preso por policiais do GPM de Sigefredo Pacheco e levado para ser autuado em flagrante em Campo Maior por ter tentado matar a própria mulher com uma faca, na madrugada dessa sexta-feira, 03/01. Segundo a polícia ele tinha planejado o crime motivado por ciúmes da esposa. DSC_0473 (7)
Josivan tentou se

MEC divulga as notas do Enem 2013

Site de consulta à nota do Enem já está no ar (Foto: Reprodução/Inep)
foto da pagina do site 
O Ministério da Educação divulgou na noite desta sexta-feira (3) o resultado da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas já podem ser consultadas no site do Enem. Para ver o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF ou número de inscrição, além da senha cadastrada no sistema. O site traz um link para recuperar a senha, caso o candidato tenha perdido.
CLICK AQUI para ir para o site  para ir para pagina do INEP CLICK AQUI

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Direção Geral do Centro de Educação Aberta e à Distância – CEAD/UFPI informou, oficialmente, a lista de cursos deferidos pela CAPES

A Direção Geral do Centro de Educação Aberta e à Distância – CEAD/UFPI informou, oficialmente, a lista de cursos deferidos pela CAPES que serão ofertados no vestibular deste 1º semestre de 2014 no Piauí. O Polo Uab Castelo receberá 6 cursos, ofertados pelo CEAD/UFPI. Que são: LICENCIATURA: Geografia, História e Química; ESPECIALIZAÇÃO: Ensino de Filosofia; Ensino de Matemática e Ensino de Química.

Havia uma expectativa que este Polo também fosse contemplado com alguns cursos na área de gestão. Mas, neste momento, não houve parecer favorável para esta oferta.

O edital do vestibular já esta sendo finalizando em breve será divulgado.
Acredita-se que nos próximos dias o NEAD/UESPI deva, também, divulgar sua lista de cursos que serão ofertados ainda neste semestre.

O Polo Uab Castelo foi implantado em 2007 com oferta de três cursos pela UFPI: Administração, Sistemas de Informação e Química. Assim como no princípio suas atividades presenciais ocorrem aos sábados e atualmente conta com os seguintes cursos:

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ENEM 2013 - Resultado: Enem 2013 Resultado Individual Passo a Passo

MEC Divulga Notas do Enem 2013
Enem 2013: Conforme informou o Ministério da Educação (MEC) ainda nesta semana, o resultado do Enem 2013 – Exame Nacional do Ensino Médio ficou mesmo para 2014. Aloizio Mercadante, ministro da Educação no Brasil, havia dito que as notas das provas deste ano seriam divulgadas na primeira semana de 2014 e isto, de fato é o que aconteceu. A consulta das notas alcançadas no Exame estará disponível via Internet a partir desta sexta-feira ou nas primeiras horas de sábado.
As provas do Enem 2013 foram aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. Mais de 7 milhões de pessoas se inscreveram, batendo o recorde entre todas as edições. Deste total, 5 milhões de estudantes compareceram para fazer a prova. Com a nota do Exame, o estudante poderá se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e no ProUni (Programa Universidade para Todos), recorrer ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), participar do programa Ciência sem Fronteiras e, se for o caso, solicitar a certificação de conclusão do ensino médio.

Policial: Quadrilha de Assaltantes se dar mal no Maranhão. Imagens Fortes!

A Polícia Federal acabou com uma das mais perigosas quadrilhas de assaltantes do país, que em suas ações aterrorizava e matava inocentes durante assaltos a bancos, carros fortes e grandes empresas.
O serviço de inteligência da PF conseguiu descobrir um plano da quadrilha para assaltar um banco no interior do Estado do Maranhão, e montou todo um aparato para esperar os bandidos, que ao chegarem abriram fogo contra a PF, mas foram surpreendidos e mortos com armas de grosso calibre que foram adquiridas recentemente pela PF.

O fato aconteceu na semana passada, mas só agora é que as imagens foram liberadas para